Que o funil de vendas é uma das mais eficientes estratégias de marketing digital, ninguém tem dúvidas. Porém, diversos empreendedores cometem alguns erros que podem prejudicar sua execução.

Para fazer com que um usuário passe pelas diversas fases do funil e se torne um cliente, é necessário executar essa tarefa com perfeição em cada uma das suas etapas.

Nesse artigo, você aprenderá a produzir conteúdo em cada uma delas:

Como produzir conteúdo para o topo do funil?

O topo do funil de vendas é onde se concentra a maior parte do conteúdo criado. Por ser a etapa na qual o potencial cliente (ou suspect) descobre seu problema, seu objetivo aqui é alcançar um grande número de usuários.

O foco nesta etapa é chamar a atenção de internautas que possuem um problema para o qual o seu negócio tem a solução, seja ele um produto ou serviço. Geralmente, utiliza-se artigos otimizados para mecanismos de buscas e divulgação em redes sociais, gerando tráfego para o seu website.

Ao final de cada um dos artigos do blog, deve ser incluída uma CTA convidando o suspect a assinar a sua newsletter. Ao fazer isso, ele acaba de se tornar um lead e avança para a próxima etapa do funil de vendas.

Concentre a sua atenção naquilo que irá responder as dúvidas da sua persona. Títulos começando com “O que é”, “Como fazer”, “Por que” e listas de erros e acertos, por exemplo, costumam ser eficientes nessa etapa.

Como produzir conteúdo para o meio do funil?

Agora que você já atraiu o potencial comprador, é chegado o momento de engajá-lo. Ele acaba de dar um voto de confiança para o seu negócio e solicitou o envio de mais informações a respeito do seu negócio, ou seja, tornou-se um lead. Então, faça por merecer!

Envie e-mails personalizados, newsletters interessantes e outros formatos de conteúdo. Este é um usuário que já demonstrou interesse pelo que você vende, então é uma boa ideia nutri-lo com conteúdos mais aprofundados. Por exemplo,  e-books, vídeos, webinars, infográficos, apresentações de slides, entre outros.

Leads estão no meio do funil, ou seja, na etapa de consideração e a apenas um passo de se tornar um cliente. Auxilie-o e, assim, você terá a confiança necessária para tal.

Mantenha-se atento às métricas relevantes do e-mail marketing. Assim, será possível identificar os usuários que passarão para o próximo estágio.

Como produzir conteúdo para o fundo do funil?

Quando um usuário chega nessa fase, significa que ele se encaixa na sua persona. Além disso, ele acredita na credibilidade do seu negócio e mantém um relacionamento com a marca. Este é um lead qualificado.

Para produzir conteúdo para fundo de funil, tente ajudá-lo com conteúdo específico. Afinal, você já o conhece bem. Recomende ferramentas, envie guias no estilo passo-a-passo, mostre cases de sucesso de outros usuários com problemas semelhantes.

O próximo passo é fazer uma oferta! Após todas as etapas do funil de vendas, é bem provável que ele tenha interesse em fechar um negócio.

Agora que você já sabe como produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas, que tal colocar em prática as dicas aprendidas? Para auxiliá-lo nessa etapa, disponibilizamos para download o e-book 5 etapas para um processo de vendas matador. Baixe agora: é gratuito!