Tudo sobre como o Big Data tem acelerado o processo de vendas

big data Oct 16, 2020

Entenda como o Big Data tem transformado as empresas, potencializando seu processo de vendas e aproximando-as de seus consumidores!

Big Data: está aí um termo cada vez mais popular e curioso. Afinal, muito se fala sobre o seu potencial no mundo dos negócios. Na verdade, há muitas afirmações sobre seus benefícios.

Porém, em várias empresas brasileiras, os frutos do Big Data, sequer foram aproveitados. Muitos executivos nem sabem do que se trata.

Portanto, como ele pode impactar tanto nas vendas e influenciar seus resultados? Calma, eu vou te explicar de uma forma bem simplificada.

O que é o Big Data?

Não se engane: o Big Data não é algo próprio de cada empresa.

Na verdade, o próprio termo já quase se explica: “Big Data”, ou seja, um grande volume de dados (sejam eles estruturados e/ou não estruturados) gerados a cada segundo.

O Big Data se trata da “bola de neve” de dados que, a cada instante, cresce na internet. E isso graças à sua empresa, aos seus concorrentes, a todos!

E claro que aqui eu falo dos dados digitais, mas é importante considerar que o Big Data já é uma “entidade” alimentada há muitos anos, mesmo antes dos computadores.

Porém, hoje em dia temos incontáveis dispositivos que compõem essa rede integrada, alimentando esse grande banco de dados.

A relação do Big Data com as empresas — como a sua — é justamente que, a partir do processamento e análise desses dados do Big Data, é possível chegar em insights incríveis para o seu negócio.

Na prática, ao cruzar os dados, sua empresa identifica oportunidades rápidas e assertivas, o que se traduz em um diferencial competitivo.

E por que o Big Data é tão importante?

Hoje em dia, o comportamento dos consumidores muda de um dia para o outro. Muitas vezes, por meios tradicionais, mapear essa transformação leva tempo.

E esse tempo, na realidade atual, pode ser lido como “atraso”.

O Big Data e análise dos seus dados permite que você contorne esse problema, obtendo informações de mercado que podem significar ótimos resultados para seu negócio — em questão de dias ou mesmo horas.

Portanto, a importância do Big Data é que ele é capaz de gerar valor para sua empresa.

Pense bem:

Falamos de dados aqui, informações recolhidas diretamente das interações de sua empresa com seus clientes. O feedback mais honesto ao seu produto, serviço, atendimento, suporte, site, aplicativo (e etc).

Portanto, algo exato — sem nenhum embasamento holístico de negócios.

O que os dados apresentam é uma tradução exata dos comportamentos do seu consumidor. E isso, nas mãos certas, pode ser ouro.

Ou seja, sua importância é trazer mais soluções inovadoras para o campo estratégico de negócio, potencializando resultados.

Como o Big Data tem influenciado o processo de vendas em todo mundo?

E nas vendas, de forma direta, como o Big Data pode ser um diferencial?

Como falei logo acima, o Big Data é um meio para conquistar insights de negócio valiosos.

É possível, por meio das informações coletadas, ter um entendimento maior sobre como os consumidores consomem seu produto ou aproveitam seu serviço.

Se a sua empresa possui um aplicativo, é possível obter dados ainda mais aprofundados, como (considerando as políticas de privacidade) a hora do dia em que mais o utilizam.

São informações que facilitam o mapeamento dos comportamentos do consumidor, o que dá brecha para que as empresas potencializem seus resultados.

Ou, simplesmente, sirvam de insumo para melhorar o processo de vendas — como saber a melhor hora para contatar o cliente.

5 vantagens que o Big Data traz ao processo de vendas

Mas e de forma prática, no dia a dia, como o Big Data agrega ao processo de vendas?

Vou te falar 5 vantagens de utilizar o Big Data com a finalidade de melhorar suas vendas. Acompanhe:

1. Facilidade na tomada de decisão

Chega de subjetividade e palpites holísticos: baseie suas decisões de negócio em dados objetivos e fundamentados.

2. Conheça o seu público de verdade

A análise de dados possibilita um mergulho nas características da sua persona.

Com isso, você tem em mãos um perfil muito mais apurado de seus comportamentos, preferências, gostos e etc.

3. Assertividade nas ações de Marketing

Já pensou como tamanho conhecimento pode melhorar seu Marketing?

O Big Data mostra os caminhos mais facilitados para você atingir a sua persona, de forma certeira, otimizando investimentos e conquistando melhores resultados.

4. Eficiência na gestão do time de vendas

Entenda quais as melhores oportunidades de negócio e eduque seu time a aproveitá-las, tornando o dia a dia de vendas mais eficiente.

5. Identifique tendências

Com os dados na mão, e um olhar atento às suas mudanças em tempo real, você pode identificar tendências.

Assim, pode testar novas soluções e abordagens de venda, descobrindo novas formas de fechar negócio!

Viu só como o Big Data potencializa seu processo de vendas?

É uma chance de colocar seu negócio no mapa da Transformação Digital, impulsionando seu potencial competitivo.

Para continuar aprendendo sobre essas e outras inovações, continue de olho no blog!

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